quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pilates na gravidez

O método pilates durante o período gestacional, ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o corpo para as mudanças posturais, diminuindo a sobrecarga da coluna e principalmente ajudando a manter o equilibrio que pode ficar prejudicado devido á instabilidade do quadril que está se preparando para a hora do parto. Melhora a circulação e a capacidade respiratória, promovendo flexibilidade e relaxamento para a futura mamãe.

A respiração exigida no Pilates e o controle corporal também ajudam no parto, através da melhora da capacidade de contração e relaxamento do assoalho pélvico na hora da expulsão do bebê. O fortalecimento do membro superior que também é focado no Pilates para gestantes, facilitando na hora de amamentar, e quando for carregar o bebê.
Muitas mães sofrem devido ao peso do bebê, por fraqueza nos membros superiores, usam muito os braços, pescoço projetando a barriga pra fora para apoiar o bebê, aumentando assim as dores cervicais e lombares.
 
Alguns cuidados:

Nos 3 primeiros meses de gestação, o feto está se fixando no útero e nesse período deve-se evitar um esforço abdominal.Existe um risco muito grande de aborto durante esse tempo, e muitos médicos aconselham a evitar qualquer atividade física. Deve-se sempre perguntar antes ao seu médico, se você está liberada para a atividade. Sangramento vaginal, descolamento prematuro da placenta e hipertensão também são algumas contra indicações para a prática do pilates.

Dominique Campos
Fisioterapeuta

35 9870-2550

Nenhum comentário:

Postar um comentário